segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Registro de macaco-prego em Caxias do Sul, RS.

No dia 29 de agosto do ano corrente, foi visualizado cerca de 5 indivíduos de macaco-prego (Cebus nigritus) no Distrito de Criúva, em Caxias do Sul, RS.
O registro foi feito pela bióloga Juliana Nascimento Martins e um vizinho da propriedade, que fica na encosta do Rio das Antas.
Os animais estavam se deslocando silenciosamente por trás de algumas árvores, rente a uma estrada da propriedade, quando foram avistados. Em seguida os animais se esconderam, não sendo possível o acompanhamento do grupo.
Esta espécie consta como Dados insuficientes (DD) no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Rio Grande do Sul. Uma espécie se encaixa nesta categoria quando não há informação suficiente para se fazer uma avaliação direta ou indireta do risco de extinção que está sujeito com base na sua distribuição e/ou situação pupulacional, mas existem fortes suspeitas de que sua situação merece maior atenção conservacionista (Fontana et al., 2003).


Referência bibliográfica:
Fontana, C. S., G. A. Bencke e R. E. Reis (2003) Livro vermelho da fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário