sexta-feira, 6 de maio de 2011

3ª Feira da Floresta


A TECNIFLORA esteve visitando no dia 05 de maio a 3ª FEIRA DA FLORESTA, em Gramado, RS. Além da oportunidade de fazer parcerias e conhecer novos fornecedores de equipamentos voltados ao setor florestal, o evento contou com palestras abordando temas como "Bacia-escola", "A vespa-da-madeira" e "Novos produtos para o exterior", inseridas dentro do Encontro de Produtores de Pinus do Sul do Brasil.

A primeira palestra, do professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Masato Kobiyama, abordou o tema de hidrologia florestal e bacia-escola.

Em sua explanação questinou: "A floresta de Araucária realmente é mais indicada para melhorar o ambiente hídrico do que o reflorestamento de pinus, pastagem e agricultura?"

E continou: "Não se sabe a resposta, visto que faltam pesquisas sobre hidrologia florestal."

Após questionado se os pinus e eucaliptos secam a terra ele comentou que qualquer floresta, nativa ou exótica, precisa de água para crescer. Árvores que tem uma crescimento mais rápido, precisarão de mais água para realizar o aumento de sua biomassa, tal como a bracatinga (Mimosa scabrella), árvore nativa.

Segundo Kobiyama independe se a árvore é exótica ou nativa, faz parte da natureza!

Assim, a palestra enfatizou a necessidade de pesquisas científicas para conhecermos a realidade e não pecarmos nos "achismos", além da importância da educação ambiental para que toda comunidade entenda sobre a água e as bacias hidrográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário